Arautos do Evangelho - Associação Internacional de Direito Pontifício - Node
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Rezem por mim
Aleijadinho: dois séculos de arte e fé
Ao celebrar a memória e a obra de um dos seus mais notáveis artistas, o Brasil evoca também as raízes católicas que marcam a sua história.
Cartas das trincheiras
Um volume publicado por ocasião do centenário da Primeira Guerra Mundial reproduz eloquentes testemunhos de intervenções de Santa Teresinha em favor de soldados que a ela recorreram.
Nossa Senhora de Vallarpadam
A partir desse milagre, a devoção à Senhora do Resgate espalhou-se, e pessoas de todas as castas e credos visitam o Santuário.
As Insígnias Episcopais: anel, cruz peitoral, mitra e báculo
Contemplemos juntos, à vol d'oiseau, certos aspectos de algumas das mais importantes insígnias episcopais.
A torrente do Cédron
Não foi por acaso que o Filho supremamente santo e inocente passou por aquele lugar. Ele era a vítima propiciatória oferecida ao Pai para remissão dos pecados dos homens.
Qual é o verdadeiro eixo da História?
As realidades materiais, como o papel do Sol na vida sobre a Terra, são facilmente constatadas e admitidas por todos. As espirituais, entretanto, custa muito mais serem reconhecidas, inclusive pelos analistas da História.
O quarto mandamento na cristandade medieval
"Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil.
Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem
O Concílio de Calcedônia é belo exemplo de uma constante na história da Igreja: "Depois de cada prova, Ela emerge particularmente armada contra o mal que procurou prostrá-La".
Como chegou a Bíblia até nós?
Não se conservam os originais, nem muitas das cópias subsequentes, dos 73 livros da Bíblia. Como pôde, pois, ter chegado intacta até nós a Palavra de Deus neles contida?
O Concílio de Niceia
Convocado por um imperador vacilante entre a ortodoxia e a heresia,o primeiro Concílio de Niceia denunciou e condenou as doutrinas de Ário, assentando definitivamente as bases da Cristologia. Entretanto, mil e oitocentos anos depois ...
A realidade supera a lenda
Existe mesmo Papai Noel? Um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde, toda criança faz esta pergunta. E os pais podem responder facilmente a seus filhos, contando-lhes a bela vida de São Nicolau.
A Cátedra de São Pedro: Trono do Papa e símbolo da infalibilidade
Sentado em uma simples cadeira de carvalho, São Pedro presidia as reuniões da primitiva Igreja. Ao longo dos séculos, essa preciosa relíquia foi crescendo em valor e significado.
O Código de Hamurabi: “Para implantar a justiça na Terra...”
Um Código de quase 300 artigos, baseado em grande parte na lei de talião, aplicada por vezes com extremos de dureza, dá-nos uma ideia do conceito de justiça dos reis da Antiguidade.
Ciro, o Grande: Um instrumento nas mãos de Deus
Deus havia decretado o fim do exílio de seu povo e quis, em seus insondáveis desígnios, servir-se de um rei pagão para aplicar sua misericórdia, assim como assim como se servira de outro para castigá-lo
Gaspar, Baltasar e Melchior: reis ou magos?
A Epifania, mais conhecida como Festa dos Reis Magos, foi objeto de grandes comemorações, desde os primórdios da Igreja. O nosso Bolo de Reis é uma reminiscência dessa solenidade, a qual não ficava limitada ao âmbito litúrgico...
Acqua alle funi!
Nesse momento de suprema aflição, um dos assistentes,desafiando temerariamente a pena capital, pôs-se a gritar com possante voz: "Água nas cordas!". Era o único meio de impedir o desastre iminente.
A Civilização Ocidental passou por suas mãos...
A História é feita por homens providenciais que por sua fidelidade aos desígnios divinos decidem o destino de civilizações inteiras. São disso edificante exemplo os monges copistas.
Akhenaton: o faraó inovador
Do politeísmo vigente à efêmera tentativa de implantação do monoteísmo por um faraó místico e poeta, levanta-se uma intrigante questão histórica a respeito da influência do povo judeu, cativo no Egito.
A fé diante do tribunal da razão
Para cumprir o encargo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo por todo o mundo, os primeiros cristãos tinham necessidade de adaptar-se à cultura de seus ouvintes. O Apóstolo das Gentes realizou isso de forma admirável em seu discurso no Areópago de Atena
Expressão de amor a Jesus e ao Papa
Cerca de 10 milhões de franceses fizeram em fins do século XIX o voto de construir, em Paris, um santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Assim nasceu a monumental Basílica que acaba de completar 125 anos de Adoração Eucarística ininterrupta...
Página 1 de 4 4321
  ORAÇÕES